Oi meninas! Entre as doenças sexualmente transmissíveis, a DIP é bastante severa e uma das principais causas da infertilidade feminina. Essa condição é decorrente de outras DSTs como a gonorreia ou a clamídia e acontece quando essas bactérias se propagam da vagina para a parte interior do útero, atingindo toda a pelve, ou seja, órgãos como as trompas, ovários e o endométrio. Conheça os principais sinais da DIP:

Ø  Dor na parte inferior do abdômen;

Ø  Sangramento irregular fora do período menstrual;

Ø  Corrimento com odor forte;

Ø  Dor nas relações sexuais;

Ø  Febre baixa, náuseas e vômitos.

O tratamento da DIP é feito com uso de antibióticos via oral ou injetáveis, além de cuidados extras como repouso e abstinência sexual. Casos mais graves demandam internamento hospitalar para observação.

A melhor forma de prevenir as DSTs é com o uso de preservativos nas relações sexuais e visitas periódicas ao ginecologista para exames de rotina. Além disso, é importante ficar atento aos sinais do corpo e procurar orientação médica sempre que perceber que algo não está bem.