Oi, meninas!

Você já deve ter ouvido falar que a secura vaginal é um dos sintomas da menopausa, mas você sabia que isso pode acontecer com mulheres de qualquer idade? A secura vaginal é caracteriza pela ausência de umidificação natural na vagina, uma situação que causa bastante desconforto para a mulher, principalmente durante as relações sexuais.

Conheça alguns dos motivos:

Alterações hormonais: o estrogênio é o hormônio responsável pela produção da camada de líquido lubrificante que existe na vagina. Períodos como a fase da menopausa, o pós parto e na amamentação, o nível de produção desse hormônio cai bastante causando esse ressecamento vaginal.

Medicações: além do uso contínuo de pílulas anticoncepcionais, substâncias com anti-histamínicos usados para tratar resfriados e alergias podem causar ressecamento das mucosas, incluindo a região da vagina.

Ansiedade: já falamos aqui sobre como nossas emoções têm influência direta na saúde e nas condições do nosso corpo e com a lubrificação não é diferente. Ficar ansiosa demais, preocupada e estressada com muitas coisas causa uma diminuição na libido e dificulta o processo de lubrificação natural.

Falta de estímulo: o estímulo ajuda a preparar a região para o ato sexual, aumentando o fluxo sanguíneo e a lubrificação, essenciais para o prazer durante a relação.

Para ajudar quem enfrenta essa situação é possível indicar o uso de cremes e gel lubrificante próprios para a região da vagina, no entanto, se o problema for recorrente e você suspeitar que pode ser algo crônico, agende uma consulta com seu/sua ginecologista e converse abertamente para que possam encontrar uma solução juntos!
___
Drª Caroline Obrali
📌Ginecologista
📌CRM/PR 25922 RQE 1931
📱41. 3533-6349
📍R. Buenos Aires, 466 – Sala 84

Deixar seu comentário

Responsável Técnico:

Dra. Caroline Wall Obrali - Ginecologista
CRM/PR 25922 | RQE 1931

Todo conteúdo deste site tem caráter meramente informativo e não deve ser utilizado para realizar autodiagnóstico, autotratamento ou automedicação.
Em caso de dúvidas, consulte o seu médico.

No images found!
Try some other hashtag or username

Combustiva © 2020. Todos os Direitos Reservados.