Os vasos sanitários, principalmente de banheiros públicos são locais repletos de microorganismos, no entanto, tomando os devidos cuidados, é pouco provável contrair infecções por vírus ou bactérias nesses ambientes.

Isso porque a maioria das infecções são contraídas quando a mão toca uma superfície contaminada e depois é levada à boca ou à mucosas como olhos e nariz. Doenças causadas por fungos como HPV e herpes podem ser contraídas apenas se houver alguma lesão exposta.

No entanto, é importante ter alguns cuidados. Por isso, aí vão algumas dicas:

• Antes de usar um vaso sanitário público, feche a tampa e dê descarga para eliminar possíveis microorganismos;
  • Evite encostar no assento, pois pode haver resquícios de urina, fezes ou sangue que nem sempre são visíveis;
  • Você pode também higienizar a tampa e o assento e usar protetores portáteis, impermeáveis e descartáveis que vão evitar o contato direto com a superfície;
  • Cuidado com o papel higiênico: ele deve estar seco e protegido, não utilize se estiver no chão ou molhado.
  • Lave bem as mãos depois de usar o banheiro e aplique álcool em gel para eliminar qualquer bactéria antes de levar as mãos ao rosto.
  • Ao sair, evite tocar maçanetas. Cubra com papel, lenço ou use o cotovelo.