A ginecologia atua na prevenção de doenças do aparelho reprodutor feminino (útero, ovários, vagina e vulva), além do acompanhamento e tratamento de disfunções sexuais femininas. As consultas ginecológicas podem ser iniciadas no início da adolescência para orientações sobre o desenvolvimento sexual, segue a partir do primeiro ciclo menstrual e se torna essencial após a primeira relação sexual.
As consultas são importantes pois ajudam na prevenção de doenças, detecção precoce de cânceres ginecológicos e de mama, auxiliam na fertilidade, definem métodos contraceptivos, orientam sobre doenças sexualmente transmissíveis e disfunções sexuais.
Entre as principais doenças tratadas pelo médico ginecologista estão:
- CÂNCER DE MAMA (rastreio)
- CÂNCER DO COLO DO ÚTERO (rastreio)
- CANDIDÍASE
- CERVICITE OU ENDOCERVICITE
- CLIMATÉREO
- CÓLICA
- CORRIMENTOS
- DISFUNÇÕES SEXUAIS FEMININAS
- DSTS
- ENDOMETRIOSE
- INFECÇÃO URINÁRIA
- HPV
- MENOPAUSA
- MIOMA
- OSTEOPOROSE E OSTEOPENIA
- OVÁRIOS POLICÍSTICOS
- TRICOMONÍASE
- VAGINOSE BACTERIANA
- VULVITE E VULVOVAGINITE
- SÍNDROME DA TENSÃO PRÉ-MENSTRUAL – TPM
Mas, a saúde da mulher vai muito além da ginecologia. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), os problemas de saúde que mais afetam as mulheres atualmente são as doenças cardíacas, infecções respiratórias, diabetes, hipertensão e o câncer de mama.
Por isso, o médico ginecologista tem buscado atuar ainda nos cuidados gerais com a saúde feminina, passando até pelo estímulo a hábitos de vida mais saudáveis e alimentação balanceada.