Modulação hormonal

A modulação hormonal tem como objetivo restabelecer os níveis dos hormônios a fim de restabelecer o equilíbrio hormonal do paciente. Tradicionalmente, a terapia de reposição hormonal estava ligada aos ajustes dos hormônios sexuais, porém, a modulação vai mais além. Ela faz ajustes corretivos nos níveis hormonais, com foco na qualidade de vida.

Ao chegar na menopausa (fase em que o corpo para de produzir os hormônios estrogênio e progesterona), muitas mulheres recorrem aos consultórios ginecológicos para discutir a respeito da reposição hormonal.

A terapia de reposição pode ser feita com hormônios sintéticos ou hormônios bioidenticos. A modulação bioidêntica consiste no uso de substâncias sintetizadas de modo que sua estrutura molecular e química seja igual à dos hormônios naturalmente achados no corpo humano. São utilizadas doses baixas por via oral, transdermica, subcutânea (pellets) ou via vaginal.

Ambas as terapias têm como objetivo melhorar as problemáticas provocadas pela ausência do hormônio natural. Desta forma, minimizando as ondas de calor, lubrificando a vagina e protegendo os ossos e coração.

Para construção do perfil hormonal do paciente, são realizados testes laboratoriais e avaliadas as queixas das pacientes. A partir dos resultados e da anamnese, é feita uma análise dos padrões hormonais prévios e atuais e o tratamento é prescrito com o objetivo de para trazê-los de voltar equilíbrio e amenizar os sintomas.

A modulação hormonal é individualizada, respeitando possíveis contra-indicações à sua realização.

Implantes Hormonais Absorvíveis

O equilíbrio é alcançado por meio do tratamento de Terapia de Reposição Hormonal (TRH). Ele consiste na implantação subcutânea de pequenos pellets absorvíveis (1 cm), compostos por hormônios como, estradiol e testosterona bioidêntica ou progestágenos, prescritos de acordo com a necessidade do paciente

O implante é realizado na região glútea e os hormônios são liberados gradativamente. A duração do é de seis meses a um ano e não precisam ser retirados, pois são completamente absorvidos pelo corpo.

Responsável Técnico:

Dra. Caroline Wall Obrali - Ginecologista
CRM/PR 25922 | RQE 1931

Todo conteúdo deste site tem caráter meramente informativo e não deve ser utilizado para realizar autodiagnóstico, autotratamento ou automedicação.
Em caso de dúvidas, consulte o seu médico.

No images found!
Try some other hashtag or username

Combustiva © 2020. Todos os Direitos Reservados.