Laqueadura Tubárea
A ligadura de trompas ou laqueadura pela legislação brasileira só pode ser realizada em mulheres maiores de 25 anos e/ou com, pelo menos, dois filhos vivos.
É uma cirurgia de esterilização que consiste no bloqueio (corte ou nó) das trompas para impedir o encontro entre os espermatozoides e o óvulo. Pode ser feita pelo abdômen (minilaparotomia ou videolaparoscopia) ou pela vagina (colpotomia e histeroscopia).
A ligadura das trompas é considerada um método contraceptivo definitivo e sua reversão nem sempre é possível. Assim, é preciso muita certeza para realização do procedimento.
Vasectomia
Assim como a ligadura de trompas, pela legislação brasileira, a vasectomia só pode ser realizada em homens maiores de 25 anos ou com, pelo menos, dois filhos vivos.
A vasectomia é um procedimento que consiste no corte do canal deferente para impedir que os espermatozoides produzidos pelos testículos cheguem ao sêmen. É um procedimento simples, realizado com anestesia local e sedação, sem necessidade de internação.
Em alguns casos, o procedimento pode ser revertido, mas não é algo simples.
Ao contrário do que muitos homens pensam, após a vasectomia, a ejaculação não é prejudicada, apenas não haverá espermatozoides no líquido ejaculado. Ela ainda NÃO causa impotência, não diminui a libido e não causa perda de sensibilidade do pênis durante o ato sexual.